quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Mergulho dentro de nós


O mundo muda com atitudes. Às vezes dá impressão que as pessoas andam um tanto ao quanto perdidas, embora isso aconteça a todos nós e seja absolutamente normal, são pequenas tendências que devemos contrariar dentro de nós.

Segundo aquilo que eu tenho vivido a única forma de conquistares o teu bem-estar, a tua paz, é conseguires um equilíbrio entre a parte física e mental. Quando encontramos uma estabilidade emocional, quando gostamos de nós próprios, quando agimos segundo a nossa consciência, quando tentamos fazer as coisas o melhor possível para nós e para os outros e nos afastamos de eventuais relações tóxicas, nós somos pessoas felizes. Uma pessoa com a balança equilibrada é uma pessoa forte e plenamente capaz de travar todas as batalhas.

Começa por estimular o teu amor-próprio. Não quero com isto dizer que amor-próprio se prenda apenas com questões de ordem física ou exterior, é bem mais que isso. Sentires-te bem na pele que vestes, na personalidade que apresentas ao mundo e isso em muitos casos precisa de ser aperfeiçoado mas não há problema nenhum. Vamos crescendo, aprendendo e ajustando a nossa essência á realidade que queremos viver.

Tenta ser diferente. Ser diferente é a maior massagem que podes dar ao teu ego. Podes procurar inspiração nos outros, mas não deves copia-los. Primeiro porque isso demonstra que tens um a personalidade fraca, segundo porque ninguém gosta de ser perseguido ou usado como ideia. Não há coisa pior do que alguém ganhar vontade de fazer alguma coisa, mudar alguma coisa, vestir alguma coisa, ser alguma coisa apenas porque uma pessoa próxima se lembrou de o fazer. Sê autêntico. A vontade de ser ou fazer algo tem de ser nascer em ti.

Afasta-te de pessoas tóxicas, mesmo aquelas que são boazinhas. Por vezes essas pessoas sugam a nossa energia sem que se apercebam disso. As pessoas têm de dar espaço aos outros, têm de deixar os outros brilhar, têm de saber quando é o momento de não interferir na vida de alguém. Infelizmente, nem toda a gente tem essa capacidade. Afastar essas pessoas é tirar o peso do mundo das tuas costas. Que se lixe o “eu gosto de toda a gente”, não… eu não gosto. Não gosto de oportunistas, sugadores de brilho, influenciadores negativos, falas-barato e chico-espertos.

Sê humilde. Tu não sabes nada, eu também não. Hoje estamos bem, amanhã somos um vazio. Não sejas arrogante em momento nenhum, não aches que és o melhor em alguma coisa, porque isso é sempre relativo. Fala do tempo, do Benfica ou de política… mas não contes a toda a gente quem és. Não te exponhas, não te dês a toda a gente. Existem tantas pessoas que vão interpretar mal as tuas confidências e usa-las mais tarde normalmente para te fazer sentir mal. As pessoas inventam o suficiente sobre a vida dos outros.. não precisas de contar nada. Há imaginações ferteis o suficente para te inventar. Sê discreto.

Faz o teu caminho. Isso é pessoal, especial e único. Ninguém pode dizer-te como viver. Tu és especial e incomparável. Trabalha os teus medos e os teus traços menos bons. Muda porque a mudança faz bem e faz parte. Não te deixes ir na corrente… a vida é só tua. Ama quem prova que merece. Não te queixes das tempestades quando foste tu que deixas-te as janelas abertas.  Faz um compromisso de respeito contigo próprio. Não esperes que amem a tua parte de dentro se só conquistas pessoas com a parte de fora. Dá-te motivos para seres orgulhoso de ti próprio.

Controla as frustrações. Luta pelo que queres mas mantêm a consciência que se não foi hoje… Amanhã será. Dá valor, dá valor ao que tens, ao que consegues ter com o esforço do teu trabalho. Não dá para ter mais? Ok… calma. Nenhuma revolução se faz com flores. Nem tudo será fácil… mas se tu acreditas, tu consegues.

Siga a vida, viver é agora, tudo é caminho… não te deixes ficar, deslumbrar, enganar. Não pares de mergulhar, amar, sonhar.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário