quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os próximos voos !


É difícil fazer uma lista dos países que gostava de conhecer, são muitos. Acho que ia para qualquer lado, mas como não tenho essa disponibilidade toda, tive que fazer opções.

Na lista das prioridades na Europa:

GRÉCIA (ATENAS E SANTORINI)
Tenho um fascínio pelas ilhas gregas, acho que são lindíssimas, além disso o pôr-do-sol de Santorini é um dos mais famosos do mundo. Infelizmente e apesar, da Grécia atravessar uma crise económica, os gregos não facilitam, é uma viagem cara, para qual eu ainda não tenho data ou previsão. A minha irmã F., tem este sonho e um dia nós vamos realiza-lo.


Pôr-do-sol de Santorini



FRANÇA (PARIS)

É cliché, eu sei, já achei que Paris tinha de ser uma viagem romântica, hoje em dia acho que não, Paris é para quem a quiser ver. E é sempre da cor dos olhos de quem vê.
Acho engraçado o modo de vida francês, e suscita-me a curiosidade, aquela “esquisitice de ser” que eles, em boa verdade, têm.
Como isto será apenas um fim-de-semana, para dar uma vista de olhos á Torre Eiffel, Avenida dos Champs-Élysées, Arco do Triunfo, Museu do Louvre Catedral de Notre-Dame, Basílica de Sacre Coeur e Moulin Rouge, pode acontecer em breve. Ah… quero passear nas margens do Sena… :) um sábado destes vou tomar o petit–déjeuner a Paris e não se fala mais nisso !

Torre Eiffel ( Fonte: Tumblr)


 Finlândia (Aurora Boreal)

Tenho este devaneio, a aurora boreal é um fenómeno que ocorre durante os meses em que existe o céu da meia-noite nas terras mais ao norte do país, na região da Lapónia. "É um espectáculo de luzes e cores no céu, que pode ser visto principalmente nos meses de Setembro e Outubro e assim como Fevereiro e Março, entre as 09:00 e 12:00 horas da noite. No nosso planeta é possível ver esses fenómenos na Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Gronelândia, Escócia, Rússia, Ilhas Faroé."

Se uma dia conhecer alguém que queira ver uma aurora boreal, alinho nessa!
Aurora Boreal - Lapónia
Polónia (Campo de Concentração de Auschwitz)

Pelas razões conhecidas, este é um dos lugares mais importantes a visitar, para mim. Não posso prever as sensações, mas sei que me vai colocar o íntimo em rebuliço e reduzir-me á minha insignificância e impotência.
“O campo de concentração Auschwitz I foi inaugurado no dia 20 de maio de 1940, foi o primeiro. Era o centro administrativo dos campos, é nele que se localiza a famosa placa com a frase “Arbeit Macht Frei” (O trabalho liberta). O campo serviu mais para utilização do trabalho forçado dos prisioneiros, mas foi nele que os nazistas testaram a primeira câmara de gás. O teste inicial com o gás Zyklon B matou 850 prisioneiros polacos e russos, em setembro de 1941.
O campo de concentração Auschwitz II, construído em Birkenau em 1941 localizava-se a apenas 3 Km de Auschwitz I. O objetivo principal do novo campo era efetivamente o do extermínio. É este o campo mais conhecido pelas pessoas e onde mais se matou pessoas. Era equipado com quatro crematórios e câmaras de gás, as quais podiam receber, cada uma, cerca de 2.500 pessoas por vez. As mortes em grande quantidade começaram a acontecer no ano de 1942, em Auschwitz II morreram aproximadamente um milhão de judeus e 19 mil ciganos.
Já o campo de concentração Auschwitz III, o terceiro entre os três principais, fui utilizado especialmente para trabalho escravo pela empresa IG Farben. Iniciou suas atividades em 1942.”
Auschwitz


Se tivesse oportunidade, gostava, ainda na Europa,da Alemanha (Berlim) , Áustria (Viena) e Escócia ( Edimburgo) . Não me importava de voltar a Amesterdão e a Londres também.
                                     

Na lista de prioridades do Continente Africano:



Eu aqui, falo enquanto turista. Enquanto ser humano, África teria muito mais a dizer… já tive o desejo de fazer voluntariado, dar aulas lá, ajudar de alguma forma o povo africano, mas entretanto a “coisa” dá muitas voltas, e hoje em dia, a minha vida não me permite o risco, de trocar o seguro e partir…sem olhar para atrás. Ainda bem que há pessoas que o podem fazer.


Turisticamente falando, já estive em Cabo Verde, gostava de ir a São Tomé e Príncipe.  

São Tomé e Príncipe 
 
Na lista de prioridades na Ásia:
Na Ásia, as coisas complicam um bocadinho, a verdade é que a cultura asiática deslumbrar-me. No entanto, estamos a falar de viagens com valores elevados, e com riscos também.   


  • Índia
Tenho uma curiosidade tão grande na Índia, que não sei bem explicar. No entanto, tenho lido um pouco mais sobre o país, e é assustador. É assustador a supremacia masculina, a disciplina da cultura ofende-me o ego feminino, tenho medo da minha reacção. Assusta-me as últimas notícias sobre o estupro a turistas, em plenos centros turísticos. Tenho medo do choque cultural, mas ao mesmo tempo quero demasiado encontra-lo.
Preocupações :
Mulheres viajantes: A sociedade indiana é conservadora e machista. Os homens não tem contato com mulheres antes do casamento, sendo que a maioria casam através de casamentos arranjados pelas famílias. Sendo assim, os homens indianos se sentem à vontade para assediar as turistas estrangeiras, por terem a concepção que são um alvo fácil. As mulheres indianas dificilmente trabalham fora e não saem de noite a bares e boates (exceção nas grandes capitais), por isto mulheres estrangeiras que forem a um bar sozinhas correm grande risco de serem alvos de olhares curiosos e de assédio. Quando andar na rua evite cruzar olhares ou olhar nos olhos de um homem. Um truque é usar óculos escuros, assim não correrá o risco. Ao cruzar olhares, o homem indiano pensa que há interesse e pode haver perseguição. Evite usar roupas decotadas, justas e curtas. Prefira roupas folgadas e longas. Em ônibus ou trens sente-se ao lado de outras mulheres ou famílias. Alguns trens possuem vagões somente para mulheres. Em quartos de hotéis, verifique se não buracos nas paredes onde alguém possa bisbilhotar.”
Ao nível dos pontos turísticos, o meu maior interesse é o Taj Mahal (Agra), que em 2007, foi considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Curiosidade:
Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio") deu ao seu esposo 14 filhos, mas faleceu no último parto e o imperador (Shah Jahah), desolado, iniciou quase de seguida a construção do Taj como oferta póstuma. Todos os pormenores do edifício mostram a sua natureza romântica e o conjunto promove uma estética esplêndida.”

Taj Mahal




  • Tailândia

A Tailândia inspira-me. O meu objectivo é visitar a Tailândia para o ano.
Primeiro, ficar 2 a 3 dias em Bangkok (nome original da cidade consta no Guinness: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasi), visitar alguns Templos e Palácios, perder-me na cultura tailandesa, andar nos famosos tuk-tuk, experimentar algumas iguarias (estou perfeitamente aberta ao escorpião frito e a insectos gigantes) ahah.
Bangkok (Fonte: Kuoni)

Depois pretendia passar 4 a 5 dias, na zona paradisíaca de Phuket ou Phi Phi, as ilhas lá da zona. Tenho lido algumas coisas más sobre Phuket, que é muito turístico e caro. Por outro lado nas Phi Phi, fica a Maya Beach, célebre pelo  filme britânico A Praia, lançado em 2000, com Leonardo DiCaprio. Pelas fotografias, apetece-me ir para lá, já!!


Maya Beach (Fonte :sobremundo)


Ainda na Ásia se houver vida e oportunidade para isso: Jordânia, Indonésia, Maldivas e Vietname. 


Na lista de prioridades do Continente Americano: 

Estados Unidos da América:

Talvez seja esta a minha viagem mais sonhada e também mais utópica, para dizer a verdade. Desde pequena, que os E.U.A fazem parte do meu imaginário, primeiramente através do cinema, depois dos livros e da História, e finalmente porque nunca deixaram de ser a Terra das oportunidades.
Sou obviamente LOUCA pela cidade que nunca dorme, Nova Iorque, mas não me chega!
Nova Iorque ( Fonte: Immagini4ever)

O meu objectivo é juntar um grupo “catita”, alugar um carro e atravessar os E.U.A de Nova Iorque a Los Angeles na Califórnia, passando por isso pela mítica route 66, e com as devidas alterações nesse percurso passar em São Francisco também.  
É louco, eu sei… mas é possível! Requer muito estudo, preparação a longo prazo, alguns anos a juntar dinheiro! Mas não sou pioneira na ideia, tenho lido muitos relatos e experiências de pessoas que já o fizeram.

… Eu acredito que um dia vai ser possível, vou ter as condições e os 4 malucos dispostos a acompanhar-me nesta aventura de vida!


Eis o plano inicial: Route 66 - o meu objectivo é complicar ainda mais, ou seja sair de Nova Iorque, ir a Chicago apanhar a Route 66, e em Los Angeles, subir para São Francisco. 




Brasil (Rio de Janeiro)



Somos invadidos, pela cultura do país irmão, desde pequenos. Seremos ligados para sempre. Tenho muita curiosidade em visitar o Brasil, sei que tem outros sítios fantásticos, mas o Rio é sem dúvida, o local que mais me atrai.
E Ainda: MÉXICO, JAMAICA, CUBA E HAWAI( E.U.A)
Oceania : Nova Zelândia
Conclusão: Uma lista mais executável:
Grécia
França
Polónia
São Tomé e Príncipe
Índia
Tailândia
E.U.A
Brasil
México
:D




Sem comentários:

Enviar um comentário