domingo, 7 de setembro de 2014

Pausa para o Próximo voo – Dublin – Irlanda

Dublin - A mística

Dublin exerce um fascínio, em muitas pessoas. Nos que lá passaram, nos que estão por passar e até mesmo nos que não terão oportunidade de lá ir.

A mística da cidade talvez se deva aos vestígios dos vikings, á boa musica, aos Pubs lendários, ao humor típico irlandês e à vincada herança cultural.

Localizada na foz do rio Liffey, a capital irlandesa oferece, passeios fantásticos pelos parques, ladeados por uma arquitectura turbulenta, marcada por uma história fascinante.


Lugar de belas galerias de arte, boas conversas no quente, dos pubs, caminhos que vão dar a ruelas históricas, nesta que é uma das mais antigas cidades da Europa.


Dublin – Um pouco de história

O primeiro povoamento feito no território, que mais tarde viria a chamar-se Dublin, aconteceu com a chegada dos Vikings, entre o ano 700 e 900.

Bem antes disso, já a Irlanda, era povoada, por povos da época do Mesolítico, estima-se que a partir do ano 6000 a.C.

Porém, existem vestígios do período Neolítico, na Irlanda, tais como os Túmulos de Newgrange e Knowth, no condado de Meath, construídos em 3200 a.C., ou seja mais antigos que as Pirâmides de Gizé, no Egipto.

Os Vikings governaram Dublin, por quase três séculos, mas em 1171 os ingleses tomaram o poder da cidade.

A partir daí, Dublin tornou-se a capital do senhorio Inglês da Irlanda ( English Lordship of Irland), com uma população composta na maioria, por colonos ingleses e do País de Gales.

A idade média, em Dublin, ficou marcada pelas constantes rivalidades entre ingleses e galeses. Quem visitar a cidade, pode observar a mistura do moderno com o antigo, e as heranças destes povos de diferentes origens.

Dublin sofreu várias transformações nos séculos XVI e XVII, com a reforma protestante. A cidade mudava de aspecto.

No século XIX, Dublin sobreviveu a uma grande crise de fome, que vitimou mais de uma milhão de pessoas.

Em 1922, a Republica da Irlanda tornou-se totalmente independente. A guerra da Independência da Irlanda ou Guerra Anglo-Irlandesa durou de Janeiro de 1919 a Julho de 1921.

Em 29 de Dezembro de 1937, a nova Constituição da República da Irlanda  (em irlandês: Bunreacht na hÉireann), entrou em vigor.

A Irlanda aderiu às Nações Unidas em 1955 e à União Europeia em 1973. 

Os anos 90 ficaram marcados, pelo repentino crescimento económico do país que fez da Irlanda do século XXI, o país moderno e vibrante que se conhece.


Dublin - o que ver/ Onde ir

Pubs - O culto do pubs é algo muito próprio dos Irlandeses, os bares são um lugar de divertimento, lazer, boa cerveja e música. Nada com uma boa conversa no quente de um pub, uma música, amigos em volta de uma mesa de um lugar diferente. Temple bar é a zona mais conhecida em relação á vida nocturna de Dublin. A zona conservou na perfeição o estilo medieval com ruas estreitas de pedra. 

 Lista com os pubs mais tradicionais:
  • The Temple Bar
  • The Foggy Dew
  • O’Donoghues
  • The Brazen Head (o mais antigo da cidade)
  • O’Reilley’s
  • Whelan’s (o pub que aparece no filme PS. I Love You)
  • The Porter House
  • The Garage Bar
  • Oliver Saint John Gogarty
  • J.W. Sweetman


Castelo de Dublin – Construído no século XIII, veio substituir alguns vestígios dos Vikings. Está situado no local onde existia um lago, génese do nome da cidade, Dubhllin que quer dizer Lago Negro. 



Catedral St. PatrickConstruída em honra do mais conhecido santo Irlandês. De inspiração Gótica, data do final do século XII.




Cervejaria Guinness - História da produção de uma das cervejas mais famosas do mundo. Aqui também podemos encontrar uma das melhores vistas da cidade, no Gravity Bar, no topo da Fábrica.

Universidade de Trinity - Guarda algumas relíquias literárias, como o Livro de Kells, escrito 800 antes de Cristo, por monges irlandeses.


O' Connel Street - A avenida mais agitada da cidade. É o maior centro comercial ao ar livre da cidade.



Phoenix Park - Oferece agradáveis passeios, e observação de espécies animais e botânicas.



Como ir do Aeroporto de Dublin a ao centro da cidade? ( uma opção)

1- AIRLINK - 747 - Ida e volta - 10 euros 

Passa no terminal 1 e 2, e tem 12 paragens. Sendo que a mais central é a 8 ( O'Connell Sreet) ou 9 (Temple bar).

Passa de 20 em 20 minutos, até ás 23:20.

Se o bilhete for comprado dentro do autocarro só aceitam moedas! Pode ser adquirido online, ou no aeroporto. 

http://www.dublinbus.ie/your-journey1/timetables/airport-services/





Alojamento e Viagem ( pesquisa realizada em Agosto de 2014)



voos / 4 noites/ estadia com pequeno-almoço.

Oliver St. John Gogorty's Hostel, fica no cento da cidade (TEMPLE BAR)*

http://www.edreams.pt/


Boa viagem!  :D