quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pausa para crónica – O rock sempre me salvou

Hoje vou falar de música, mas antes umas notas iniciais:

- Aquela malta que diz “ Isso não presta” irrita-me muito! As pessoas têm que começar a perceber que somos todos e ainda bem diferentes, e em tudo na vida, aquilo que é bom para mim pode ser mau para alguém. A música é uma arte, apreciada de diferentes formas, consoante o estado de espírito e gosto da pessoa.

- Não percebo nada de fazer música, é com pena que não aprendi nenhum instrumento, e cantar então, é para esquecer. Sou apenas alguém que tenta estar informada, tenta conhecer algumas bandas míticas ou mais actuais, mas ao pé de certas pessoas estou a anos-luz do conhecimento.

- Não sei se posso dizer que tenho um género de música preferido, mas tenho sem dúvida uma inclinação para o rock. É o que me transmite mais… mas dependo dos dias não estranhem verem-me na música popular brasileira, no pop, na Kizomba, hip-hop, Gospel, Reggae, Soul, música celta ou mais recentemente no jazz. Oiço de tudo, até aquilo que muitos não consideram música. Como já expliquei isso irrita-me! Tenho um carinho grande pelas baladas, não fosse eu uma romântica. Para ser sincera só há uma coisa que realmente não posso estar a ouvir muito tempo, começo a fritar a pipoca, techno e trance.

- Não sou de bandas, nem de cantores, sou de músicas e de letras. Há muitas bandas e muitos cantores que eu não aprecio, mas que uma música específica, me diz alguma coisa.

Acho que toda a gente tem uma banda sonora, a banda sonora da sua vida, gosto de pensar assim. Hoje vou tentar juntar as músicas que de alguma forma fazem parte do filme que é a minha vida.

Pearl Jam -  Black 

Vou começar por eles, porque sem dúvida, são a minha banda preferida, não tenho grande explicação para isso. Acho que é bom quando alguma voz nos consegue ser um bálsamo para alma, e a voz deste homem, muitas vezes, salva-me os dias. Curiosamente, não aprecio toda discografia, mas há muitas músicas que são especiais.

Black – Quando o dia não me corre bem, quando alguma coisa está errada, esta música é o meu refúgio. Sempre..
Esta música fala de coisas perdidas, coisas vividas, duvidas, tristeza. Muitas vezes na nossa vida perdemos coisas, pessoas, sentimentos que tornam aquela fase ou aquele momento negro, e nos levam a perguntar porquê? Porquê a mim?


know you'll be a star

In somebody else's sky, but why? Why? why?
Can't it be, can't it be mine
We, we, we, we, we belong together! Together!




Eddie Vedder -  Society

É um tema a solo do vocalista dos Pearl Jam, que faz parte da banda sonora de um dos meus filmes de eleição, "Into the wild", e com o qual me identifico. Ás vezes não me encaixo bem, na sociedade onde vivo.

Society, have mercy on me

Hope you're not angry if I disagree...

Society, crazy indeedHope you're not lonely without me.




Whitesnake - Here I Go Again

Adoro! A música anima-me, a letra diz tudo sobre mim! A luta, o começar de novo, o caminhar sozinho na sozinha rua dos sonhos. É muito a minha cara! 


Cause I know what it means

To walk along the lonely street of dreams

And here I go again on my own
Going down the only road I've ever known
Like a drifter I was born to walk alone
And I've made up my mind
And wasted no more time



Alice Cooper - Poison 

Adoro a música, devido a minha estranha tendência, para querer sempre o impossível. Há coisas na vida que são verdadeiro "veneno bom".  E acho que está tudo dito..

I wanna love you, but I better not touch (don't touch)

I wanna hold you, but my senses tell me to stop
I wanna kiss you, but I want it too much (too much)
I wanna taste you but your lips are venomous poison
You're poison running through my veins
You're poison





Alter Bridge - Watch Over You


Acredito que as pessoas aparecem na nossa vida, por alguma razão, mesmo que não permaneçam nela, alguma coisa elas vão deixar. Já vi partir e já fui embora, e seria perfeito se as pessoas cuidassem umas das outras, até na hora da partida.

Felizmente já não parto, sem ter presenciado ao vivo um momento como este, no video. (com Lzzy Hale, vocalista da banda Halestorm).

And who is gonna save you

When I'm gone?

And who'll watch over you
When I'm gone?




Coldplay- Fix you

Esta musica lembra-me voltar ao lugar onde vão cuidar de mim. Lembro-me de a ouvir muitas vezes nas minhas viagens de comboio, nos primeiros tempos em Lisboa. Como eu digo sempre, é bom ir, mas é sempre melhor voltar.


When you try your best but you don't succeed

When you get what you want but not what you need
When you feel so tired but you can't sleep
Stuck in reverse

And the tears come streaming down your face
When you lose something you can't replace
When you love someone but it goes to waste
could it be worse?

Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you

Bon Jovi - You Give Love a Bad Name

Faz parte..! como eu gosto desta música! Acho que cada vez mais, todos nós, fazemos do amor uma coisa que não é suposto ele ser. 


Shot through the heart

And you're to blame
You give love a bad name (bad name)
I play my part
And you play your game
You give love a bad name (bad name)
You give love a bad name



Pink Floyd - Wish You Were Here


Esta é uma música que me diz muito, infelizmente está associada a duas pessoas importantes, que nunca mais vou ver. Sempre que me lembro delas, lembro-me disto e de como eu gostava de as ver outra vez. É por isso, que cada vez que deixo a casa do meus pais, tento deixar sempre as palavras certas, ás pessoas certas, porque nunca se sabe quando é a ultima vez que vemos alguém. 

How I wish you were here

We're just two lost souls
Swimming in a fish bowl
Year after year
Running over the same old ground
What have we found?
The same old fears
Wish you were here



The Cure - Friday I'm In Love


Esta música é uma mania, mesmo! O meu dia preferido da semana, é a sexta-feira. E todas as sextas, sem falhar, normalmente durante a manhã, eu oiço esta música. Grande pancada, ainda bem que a música é boa!

Mondays you can fall apart

Tuesday Wednesday break my heart
Thusrday doesn't even start
It's Friday I'm in love



The Pixies - Where is my mind


Fez e ainda faz parte de mim! Acho que todos passamos um bocadinho por sensação típica : "o que é que tu andas a fazer Inês?" Merdaaaaa


Your head will collapse but there's nothing in it

And you'll ask yourself
Where is my mind?




Adele -  Someone like you

Tenho a impressão que esta música, deve fazer parte da banda sonora de quase toda a gente em algum momento das nossas vidas!

Porque ás vezes o amor acaba, mas ainda fica.


Never mind, I'll find someone like you

I wish nothing but the best for you, too
Don't forget me, I beg, I remember you said
Sometimes it lasts in love
But sometimes it hurts instead
Sometimes it lasts in love
But sometimes it hurts instead, yeah




Iron Maiden - Fear of the Dark 

Escolhi esta música mas podia escolher outras (dos Guns n´Roses ou Nothing Else Matters dos Metallica ou AC/DC). É que com a quantidade de vezes que as oiço, habituei-me! Cresci com isto... e caracteriza perfeitamente o grupo de amigos, da terrinha.


Fear of the dark, fear of the dark

I have a constant fear that something's always near
Fear of the dark, fear of the dark
I have a phobia that someone's always there



Só porque também adoro esta:

AC/DC- Shook me all night long


Shook me all night long

Yeah you, shook me all night long
Knockin' me out, yeah you
Shook me all night long
You really shook me, yeah you
Shook me all night long
Yeah, you shook me
Well you shook me...







Kings of Leon - Sex on fire



Porque sim.. eu amo esta música!

You

Your sex is on fire
Consumed with what's to transpire



Radiohead - High and Dry
Don't leave me high, don't leave me dry

Don't leave me high, don't leave me dry


 The White Stripes  - Seven Nation Army

A música que me dá moral..

I'm going to fight them off

A seven nation army couldn't hold me back
They're gonna rip it off
Taking their time right behind my back
And I'm talking to myself at night
Because I can't forget
Back and forth through my mind
Behind a cigarrette



Ana Carolina - Quem de nós dois

Amo esta letra e gosto muito do trabalho da cantora brasileira.

E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais

E te perder de vista assim é ruim demais
E é por isso que atravesso o teu futuro
E faço das lembranças um lugar seguro
Não é que eu queira reviver nenhum passado
Nem revirar um sentimento revirado
Mas toda vez que eu procuro uma saída
Acabo entrando sem querer na tua vida



Pedro Abrunhosa - Ilumina-me

Do Pedro é difícil escolher uma, porque como já disse aqui, sou uma grande fã e para além disso não tenho duvidas em dizer que ele o melhor a escrever em Portugal, nos dias de hoje.

Ilumina-me, descreve bem o que eu sinto actualmente :)

Gosto de ti como quem mata o degredo,

Gosto de ti como quem finta o futuro,
Gosto de ti como quem diz não ter medo,
Como quem mente em segredo,
Como quem baila na estrada,
Vestido feito de nada,
As mãos fartas do corpo,
Um beijo louco no porto
E uma cidade p'ra ti.

Enquanto não há amanhã,

Ilumina-me, Ilumina-me.
Enquanto não há amanhã,
Ilumina-me, Ilumina-me.





Arctic Monkeys -  Do i wanna know





(Do I wanna know?)


If this feeling flows both ways?
(Sad to see you go)
Was sort of hoping that you'd stay
(Baby, we both know)
That the nights were mainly made for saying things that you can't say tomorrow day






























Deve haver mais umas quantas.. mas por agora ficamos assim.. afinal ainda há muito filme por ver ... 














Sem comentários:

Enviar um comentário