terça-feira, 11 de junho de 2013

Itália – Roma – O Charme

Só de pensar em escrever, sobre Roma, já me dói a alma! Não é uma tarefa nada fácil, mas hoje faz todo o sentido, à um ano atrás, precisamente, estava lá!
A Itália em si, transpira na minha opinião, um charme invulgar, são as pessoas, a língua, a comida e bellas paisagens! Roma, por seu turno é um autêntico museu a céu aberto. Linda, Fascinante e misteriosa é assim minha Roma.
Quando lá estive, a guia disse-me uma coisa podes viver toda a tua vida em Roma e nunca lhe descobrires todos os segredos” e eu no final das contas, fiquei com essa nítida sensação.

Desta vez não vou falar sobre voos e hotel, porque a viagem foi feita através de uma organização, posso só adiantar que envolveu autocarro para Madrid, voo Madrid – Roma. O hotel era muito deslocado do centro, e por isso não vale a pena referir, o positivo de viajar assim, é que na chegada a Roma, tínhamos um autocarro turístico que basicamente, nos acompanhou a todos os pontos de interesse, não foi uma viagem muito cansativa nesse aspecto! :D tenho noção da grandeza da cidade, mas realmente para quem anda a pé, deve parecer bem maior!

Vou passar já, aos pontos interessantes que tive o privilégio de conhecer:

Meu número 1: Colosseo di Roma
Com os anos que estudei história na minha vida (e acreditem foram muitos) a imagem do coliseu, tornou-se quase irreal. Sei o que foi, para que serviu, mas nunca iria ver ou tocar nele. Era assim que eu o imaginava, e mesmo sabendo que ia para Roma, só quando me vi em frente a ele, é que eu caí em mim. Estou aqui, é real. Não sei explicar, provavelmente nem todas as pessoas, terão a mesma reacção, mas o coliseu de Roma, deu-me vontade de chorar. Depois da longa fila, quando entrei, e mentalmente o reconstruir  lá coloquei as personagens e revi o que ali se passou, deu-me arrepios. É uma imagem e tanto… e esta imagem vale mais que mil palavras!







Meu número 2: Estado do Vaticano

Acredito em Deus, acredito que existe alguma coisa atrás de tudo isto. Não concordo com as leis da Igreja e também não as pratico, ou pelo menos não da maneira a Igreja Católica quer. O Vaticano inseriu-se na minha viagem, pela curiosidade e pelo mistério que envolve, e acreditem é enorme! Como o Estado o Vaticano é considerado um Estado Independente, uma cidade dentro da própria cidade de Roma, será também no meu blog considerado Independente de Roma, escreverei sobre ele, quando me sentir capaz de o fazer, sem ferir, nem causar dano a ninguém.

Sem ordem específica:

Fontana Di Trevi – mais uma atracção imperdível e mais uma que eu só duas horas depois é que caio em mim, e percebo, sim Inês, atiras-te a moeda, na fonte do filme LA DOLCE VITA DE FEDERICO FELLINI.
Não me espanta o interesse do cinema, a fonte é magnífica.
Segundo a guia Italiana: 1 moeda para voltar a Roma, 2 para arranjar marido, 3 para o divórcio, de costas voltadas para a fonte e com mão direita por cima do ombro esquerdo.


Il Pantheon – Construção grandiosa da época greco-romana, que actualmente se encontra em prefeito estado de conservação.


Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II ou  Altare della Patria, mais uma construção colossal em honra de Vittorio Emanuele II, os italianos baptizaram este monumento como Bolo da Noiva.


Il foro romano 



Piazza Navona - é uma praça, muito movimentada, com muitos artistas de rua, e onde podemos comer o famoso Tartufo.




Comida: Ora eu gosto de comida italiana, a pizza, acho que pelo facto da cozinha italiana ser das mais difundidas pelo mundo inteiro, pode-se encontrar em qualquer parte do mundo, em tão boa qualidade com em Itália. Gosto também de pasta, mas não todos os dias, é que eles comem massa, todo-o-santo-dia, se não é prato principal, é antes dele. Fiquei completamente enjoada de massa, principalmente com molho de tomate !!







Catacumbas de Calisto 



Por estar a ficar frustrada por não conseguir transmitir Roma, como quero, pedi à M.P, minha amiga e companheira nestas aventuras, que me falasse da nossa viagem a Roma:

"Roma



Roma representa, para mim, um sonho antigo que foi intensificando-se de interesse ao longo dos tempos, que eu ia descobrir nos mais diversos meios algo sobre esta cidade.
Sempre achei Roma uma cidade fascinante, mas na realidade, depois, de a conhecer ficamos completamente rendidos.
A célebre frase muitas vezes usada de que Roma é um museu a céu aberto é a mais pura das realidades, pude constatar isso mesmo. A cidade transborda história por todo o lado, em cada esquina, em cada rua há algo de belo, algo diferente, algo com história. Ao deambularmos por Roma é como se fossemos transportados na máquina do tempo para uma outra época e passamos a assistir a um filme onde nós somos os actores principais.
Cada praça tem características ímpares e próprias, cada uma com uma história, assim como, as suas fontes, cada uma tem um segredo para nos contar.
Roma esteve muita acima de qualquer expectativa que eu tivesse, que já eram bem altas. Trata-se de uma cidade enorme, cidade das 7 colinas, tal como, Lisboa, cheia de gente e claro com transito caótico. A primeira vez que vi Roma, apaixonei-me, senti as borboletas no estomago, como se tivesse encontrado o amor da minha vida e soubesse que esse amor seria eterno, e assim será. Já há muito que caíra a noite quando Roma se mostrou para mim. Vi tudo o que já tinha visto na TV, Internet, nos livros e adorei ainda mais. O Coliseu de Roma, ainda que com as respectivas recuperações relevou-se muito mais grandioso do que imaginará, quando entrei nele, foi como se estivesse a assistir a uma luta de gladiadores, na primeira fila. Um monumento que eu desconhecia e do qual fiquei completamente abismada assim que o vi, o Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II ou Altare della Patria é simplesmente majestoso.  
Roma é uma cidade charmosíssima quer pelo seu envolvente e tudo o que nela, contém mas também, pela sua gente, há algo nelas impar que nos fixa o olhar.
    Roma é das capitais europeia mais visitadas no mundo por várias nacionalidades que chegam diariamente para conhecer esta Cidade Eterna como lhe chamam.
Este texto foi escrito por uma apaixonada por Roma que um dia pretende voltar…"

Arrivederci! :D






Sem comentários:

Enviar um comentário