quarta-feira, 12 de junho de 2013

Suiça – Sion – A paz


Adoraria, fazer-vos um relato ao pormenor, desta cidade, que eu adorei, o problema é que já se passou muito tempo. Há coisas que já não me lembro.
Sion é uma pequena cidade, fica a 160 Km de Geneve, faz parte do Cantão de Valais, e é super bonita!! Nesta parte da Suiça a língua é o francês.


Voo com a easyjet, alojamento em casa de um amigo, a quem desde já agradeço a amabilidade.
Sion, não tem propriamente grandes atracções turísticas, mas tem belas paisagens, para quem procura uns dias de descanso, na paz das montanhas, é perfeito!





Para visitar com toda a calma, e desfrutar assim de uma vista panorâmica sobre a cidade, existem quatro castelos ( Valére, Tourbillon, Majorie, e Montorge), o que mais gostei ,foi o Chateaux du Tourbillon, no entanto o caminho até lá, requer boa condição física!


Chateaux du Tourbillon

Chateaux de Valére




Adorei perder-me pela cidade, e como não tem assim muito que ver, dá aquela sensação que não tens mesmo nada para fazer para além de descansar, às vezes sinto falta de não ter nada para fazer. 
É uma cidade calma, logo também não sentes pressa, podes deambular calmamente pelas praças, ruas estreitas, relvados junto ao rio, subir montanhas, visitar castelos, beber café na esplanada com o sol primaveril de Maio. Coisas simples.

 Paisagens como o  Lago do Castelo de Chillon - Lago Leman - Lausanne

Visitamos localidades próximas de Sion como Lausanne e Montreux.


O lago Leman, e particularmente esta parte do Castelo de Chillon, é sensacional, pelo menos nesta época do ano, é tão tranquilo, as montanhas com os cumes com neve ajudam. As fotografias falam por si.







Sion - Uma cidade calma no vale. 





Visitamos também um lago subterrâneo - Lago subterrâneo St. Léonard – maior lago subterrâneo da Europa (300 metros de extensão), grande o suficiente para permitir passeios de barco.



Manger en Suisse 

Para ser sincera, como fiquei em casa de um amigo, a maioria das refeições, foram caseiras :) os restaurantes que frequentei eram portugueses (há imensos restaurantes de imigrantes portugueses.) 

Daquilo que andei por lá a provar, destaco obviamente os Chocolates !

Foi na Suiça, que conheci o chocolate da minha vida :D 

Ragusaaaaaaaaaaa!




Não raras vezes, acontece pedir um café ( com aquele francês esforçado e sensacional que eu tenho) e o empregado ser Português, dou conta quando pago e eles me respondem "Obrigado e Merci" .



Esta viagem será sempre especial, porque foi a primeira. Tive aqui um bocadinho na brincadeira, porque estive em Sion em Maio de 2010, a essência e o que se sente, tem que ser escrito, logo depois da viagem. Assim torna-se complicado transmitir alguma coisa sobre o lugar.

Mas destaco, que adorei a organização suíça, nisso eles são exímios. A todos os níveis, sistema de saúde, pagamento de contas, Domingo “sagrados”, ou seja não existe nada aberto ao Domingo, porque este dia deve ser dedicado á família, falo mesmo de supermercados e mesmo durante a semana, não existe supermercados abertos depois das dezoito  horas. Pode parecer estranho, mas são hábitos, que se pensarmos bem são muito mais humanos. 
Acho que é um país curioso, com muita coisa para nos ensinar, muita coisa boa para nos oferecer enquanto turistas e não… não estou apenas a falar das famosas estâncias de ski.

A partir desta viagem ... as asas aprenderam a voar! Para onde vamos a seguir ? 

Voo Baptismo Lisboa - Geneve ( Maio 2010) 


Au revoir! :D

Sem comentários:

Enviar um comentário