quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pausa para Pensamento


Qual é o meu estado? Estado normal: indignada com a sociedade do meu tempo. 



O povo português é já de si, um povo saudosista e de certa maneira triste e pessimista. A situação piora a cada dia, a cada hora. 

A conjuntura económica derrota-nos, mata-nos os sonhos e corta-nos a asas. Tudo isto é verdade e tão poético! A realidade é esta, a pobreza e a fome existem e vivem ao nosso lado.
O sorriso fechado, a angústia e a dúvida andam todos os dias sentados no banco do autocarro, a nossa frente. 
A comida falta na mesa, as pessoas perdem tectos e perdem sonhos, o povo não vive….Sobrevive! 
E eu sei que não posso mudar o mundo, nem sequer posso fazer alguma coisa de substancial para ajudar este país a beira-mar plantado. Mas tenho uma filosofia, Ghandi disse: "Sê a mudança que queres ver no mundo". Para mudar alguma coisa no mundo temos que começar por nos mudar a nós.
É simples, numa situação difícil, o que é que é o mais normal de se fazer? Dar a mãos, procurar apoio e sobretudo apoiar! E o que é que este pessoal faz? Andamos todos de costas voltadas a tentar tomar caminhos que só nos levam a lugares velhos. As pessoas importam-se mais em falar mal da vida dos outros do que com a vida de merda que têm. A maior parte dos jovens de hoje a única coisa que conseguem ver é o espelho, e eu tenho vergonha de pertencer a esta juventude.
Não é vergonha pedir ajuda, assim como não é vergonha reconhecer que se errou, vergonha é passar ao lado de alguém que precisa de ti! Vergonha é falar de uma pessoa nas costas, vergonha é ser antipático só porque te apetece, vergonha é negar ajuda.
Há tantas maneiras de ajudar, e nem tudo é dinheiro, as vezes nem precisas de fazer nada, apenas se não julgares essa pessoa, já estas a fazer muito. Ouvir alguém, dizer “ estou aqui” a alguém, ser simpático, sorrir… são gestos simples e podem fazer diferença.
Que adianta andar de mal com meio mundo? Só vivemos uma vez. Sejamos melhores pessoas…. E isso não nos vai fazer ricos, mas vai de certeza fazer-nos mais felizes. 

Sejamos melhores pessoas… há-de haver alguém ao teu lado que vai precisar de ti
I.R

Sem comentários:

Enviar um comentário