quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pausa para a música - Pearl Jam

Tenho cometido aqui uma falha grave, tenho partilhado no Asas alguma música, na maior parte música cócó, como eu lhe chamo, ou seja aquelas baladas lamechas, que em certas fases da vida, eu preciso! Atenção que eu sou bastante apreciadora de alguma música brasileira, e de modo algum, quero falar mal dela.

Mas nunca falei aqui, nem mencionei uma banda que já muitas vezes “me salvou a vida”, algumas pessoas com quem eu falo, têm aquela banda ou cantor ou música especial. Eu também tenho!

Não raras vezes, já tive que ir, com urgência, ouvir uma música deles ou simplesmente a voz dele e não é que isso me faz sentir melhor? Não sei explicar, mas não há ou pelo menos ainda não descobri, voz e artista que me transmitisse tanto.

Estou a falar claro, de Eddie Vedder e dos Pearl Jam. Para mim, verdadeiros deuses na terra.

Não preciso de falar muito sobre o trabalho da banda, têm milhares de fãs em todo o mundo e em Portugal também encantam uma legião.
Formaram-se em 1990, em Seatle, tocam rock alternativo, e foram considerados uma das bandas mais influentes dos anos 90. Lançaram dez álbuns, o ultimo no ano passado, intitulado Lightning Bolt. Actuaram em Portugal, 5 vezes e eu nunca lá estive. Se em 1996, 2000, 2006 e 2007 eu não dei grande importância, em 2010 doeu muito não estar no Optimus Alive. Em 2012, Eddie Vedder esteve a solo no Sudoeste, e eu também morri de pena. Da próxima vez, eu tenho que ir, mesmo que vá sozinha.

Gostava também de aproveitar, para referir uma coisa que me parece pouco divulgada em Portugal. “Into the Wild” é um filme de 2007, dirigido por Sean Penn, que conta a história de um jovem que recusa o materialismo do quotidiano, deambulando pela América e com o objectivo de chegar ao Alasca, onde longe do Homem e dentro da natureza selvagem, espera encontrar a paz.

O filme para mim é maravilhoso, mas a banda sonora a cargo de Eddie Vedder é mágica! Vale a pena! Este aliás foi o seu primeiro álbum a solo.


Escolher uma música é sempre complicado, gosto de muitas. Mas a primeira que vem ao pensamento, foi a primeira música deles que prestei atenção, chama-se Better Man. 


                                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário